quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

BACTÉRIAS: O RISCO QUE VEM DO PROFISSIONAL DA SAÚDE

João Evilázio Gomes

      Circula no Senado projeto de lei do deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE), que proíbe profissionais da saúde o uso de jalecos, aventais, outras vestimentas especiais e equipamentos de proteção individual fora do ambiente de trabalho. Estados e municípios estão aprovando leis no mesmo sentido. No Paraná e Mato Grosso do Sul, já vigoram normas estaduais sobre a matéria. Lá, eles até aplicam multas a quem descumprir a exigência. Segundo especialistas, o tecido dos jalecos e aventais abriga bactérias e vírus que podem ser transmitidos aos alimentos e para todos os locais onde o profissional tenha passado. De forma silenciosa e invisível, isso aumenta o perigo de contaminação por doenças causadas por bactérias.
      Em Barbacena, esse risco é muito alto. É uma verdadeira farra de estudantes e trabalhadores do setor, que parecem ignorar o assunto, apesar das discussões em todo o país. Na cidade, é comum ver um exército de “doutores bactérias” com suas roupas de trabalho nas ruas, nos ônibus, bares, restaurantes, nas lanchonetes e nos mercados. É preciso uma providência urgente. Aliás, faz alguns anos que o uso dessas vestimentas fora do ambiente hospitalar é proibido por normas internacionais, pelo Ministério do Trabalho e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As medidas deveriam ser suficientes e afixadas em todos os locais de uso coletivo. E cumpridas, para o bem de todos. Na Grã-Bretanha, até bijuterias foram abolidas.

www.redatorjoaoevilazio.blogspot.com

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente projeto de lei.Até demorou para falar a verdade.O que adianta usar avental,jaleco ou qualquer proteção do tipo,se os profissionais de saúde saem às ruas,vão fumar,almoçar,fazer uma pausa no trabalho usando a roupa específica de trabalho?Espero que esta iniciativa torne-se lei no país todo,afinal de contas os trabalhadores da saúde precisam ser mais conscientes da responsabilidade deles como tal.Pois se eles estão lá para cuidar da nossa saúde,como vão ser portadores de mais bactérias?
Vou aproveitar e deixar uma dica para quem procura trabalho na área,alertando para que seja um profissional melhor e mais atendo do quê os que temos hoje.

http://bit.ly/9bEZaH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...