quinta-feira, 31 de março de 2011

DE QUE VALE O JURAMENTO FEITO PELOS MÉDICOS?

João Evilázio Gomes    
             
        “A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação”. Termos do juramento que os médicos fazem na sua formatura. Mas, já na década de 1980, após uma aula de medicina numa faculdade do interior, numa conversa descontraída com um pequeno grupo de alunos, um professor médico, que parecia odiar os pobres e servir mais ao dinheiro, sentenciou, sem meias palavras: “Se eu não for bem pago, o paciente não sara”. Brincadeira ou não, a frase foi de arrepiar, feriu todos os meus princípios e me deixou profundamente angustiado. Preferi acreditar que aqueles estudantes iriam ignorar a péssima lição dada por seu professor.
        Vinte anos depois, outro grande susto. Quando acompanhava meu irmão na emergência da Santa Casa de Misericórdia, durante a consulta, um acidentado com fraturas e fortes dores chegou ao hospital. Imediatamente, a atendente acionou um especialista que se encontrava fora do hospital, mas à disposição do plantão. Consternada, comentou ao fim da ligação telefônica: “Ele disse que, se for pelo SUS, viajou”.
        O que é mais triste e doloroso é que o médico que não prestou atendimento foi o mesmo que, nos anos 1980, considerou seus honorários mais importantes que aliviar o sofrimento dos enfermos. Ficou claro, mais uma vez, pela frieza do profissional, a realidade da situação. E o juramento? Ainda hoje, para alguns médicos, só vale para a formatura.

www.redatorjoaoevilazio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...